domingo, 3 de junho de 2018

Ilha grande - Rio de Janeiro - Brasil

Ilha Grande - 4 dias

Esse lugar paradisíaco pertence ao município de Angra dos Reis-RJ, localizado no litoral sul do estado do Rio de Janeiro.

Existem muitas praias e trilhas para fazer na ilha, o tempo ideal de permanência no lugar seria entre 5 a 7 dias, ou até mais se puder! Ficamos 4 dias e não conseguimos desfrutar melhor de alguns lugares como a Lagoa do Céu e fazer a trilha até o Pico do Papagaio, o ponto mais alto da ilha.

Chegada à ilha
Em Copacabana, eu e minha amiga Fernanda, pegamos o ônibus na rodoviária que nos deixaria em Conceição de Jacareí que é o lugar mais próximo da ilha para fazer a travessia com um tempo menor. Deste local, o tempo de travessia de scuna  é de cerca de 20 minutos.
O barco chega no pequeno porto da ilha na Vila Abraão - neste lugar é onde situam-se o comércio, pousadas, restaurantes e bares da ilha.
ilha grande
Vista da Vila Abraão

Ficamos hospedadas no hostel Che Lagarto, o lugar de frente para o mar e com um deck espetacular, onde pela manhã é o local onde servem o café e a noite um local de encontro da galera com música e barzinho.

Vista do Hostel Che Lagarto

Ilha Grande é o lugar perfeito para os amantes do trekking, há muitas trilhas para se fazer, desde trilhas curtas de níveis fáceis até as mais hard e extensas, ao final de cada trilha a vista recompensadora de praias paradisíacas.

Praia de Lopes Mendes

No primeiro dia fizemos uma trilha com destino à Praia de Lopes Mendes, a maior praia em extensão da ilha com cerca de 2,5 km de contato com o mar aberto, o caminho por si só é incrível, são diversos pontos em que é possível avistar o mar e suas muitas enseadas de água tranquilas cristalina além de paisagens de tirar o fôlego. Se bater o cansaço, vale a pena uma paradinha para um banho!

ilha grande

Uma das praias durante a trilha à Lopes Mendes

Praia de Lopes Mendes

Final de tarde contemplando o por-do-sol, um espetáculo!
Praia de Cachadaço

No dia seguinte pegamos um barco com destino à praia de Cachadaço, sem dúvida um dos lugares mais paradisíacos da ilha, o mar muito azul e cristalino, como se pode ver em toda ilha, agora contrastado com morros e paredões rochosos, areia amarela e a mata preservada!

Praia do Aventureiro

Seguimos com o passeio de barco com destino a uma das praias mais famosas da ilha, esse coqueiro na praia do Aventureiro é muito disputado por turistas para a tradicional foto com esta vista paradisíaca!

Ilha grande

Seguimos para mais uma praia para mergulho com snorquel, tão incrível quanto à vista externa é a vista no fundo do mar, natureza rica e diversa, avistamos desde gigantes estrelas-do-mar, quanto ouriços, cavalos-marinhos e muitas variedades de peixes.

Aqueduto

No meio da trilha, rumo a cachoeira da Feiticeira, de repente surge construções gigantescas com 30 metros de altura e, visivelmente históricas, construídos no ano de 1893 com óleo de baleia e pedras moldadas pelos escravos, os Aquedutos da Ilha Grande, tinham como finalidade levar água para o vilarejo onde se recebiam imigrantes europeus no século XIX, hoje conhecidas como Ruínas do Lazareto.

Cachoeira da Feiticeira

A parada na cachoeira da Feiticeira foi bem rápida, paramos apenas para um descanso e um lanche, lugar muito bom para se refrescar e praticar rapel. Seguimos a trilha para outra praia e um novo passeio de barco para desbravar outros lugares.
Depois de finalizar a trilha da cachoeira da Feiticeira, seguimos a trilha com destino a alguma praia, lá encontramos um barco que estava de partida, pegamos carona com destino a outras praias adjacentes, o passeio é tranquilo com uma vista espetacular do entorno da ilha.

Praia Dois Rios

Essa trilha foi relativamente fácil, pois fizemos através de uma estrada aberta que atravessa a ilha, porém, há uma longa subida seguida de uma longa descida.
A praia de Dois Rios é outra praia de frente para o mar aberto, não tão extensa quanto Lopes Mendes, mas incrivelmente bonita!

Um dos pontos durante a trilha à Praia de Dois Rios

dois Rios

Há uma pequena comunidade na praia de Dois Rios, com muitas casas abandonadas, há um centro de pesquisa de uma universidade e um antigo presídio que hoje virou museu.

dois rios

Presídio
O presídio funcionou até 1994, onde foi implodido devido às condições precárias, abrigou presos políticos e o célebre escritor Graciliano Ramos

dois rios
Praia de Dois Rios

Pico do Papagaio
Infelizmente não conseguimos realizar a trilha ao Pico do Papagaio, por falta de tempo. Essa trilha é a mais difícil da ilha pois exige muito preparo físico para subida do morro e do pico, geralmente o pessoal realiza ela pela madrugada para contemplar o nascer do sol lá de cima, será que vale o esforço? Com certeza, sim! Mas esta ficará para a próxima!

domingo, 31 de julho de 2016

El Calafate - Patagonia Argentina

Glaciar Perito Moreno

Saímos do Parque Torres del Paine no Chile por volta do meio dia e chegamos à tarde a El Calafate onde fica o famoso Glaciar Perito Moreno, o Glaciar fica dentro do Parque Nacional Los Glaciares, a partir da entrada do parque são mais 15km de estrada até chegar as passarelas que ficam de frente para o glaciar. Como estávamos de carro fizemos várias paradas durante o caminho para contemplar o glaciar de longe:

glaciar perito moreno

perito moreno

O ideal é chegar no Parque pela manhã, onde o sol bate de frente para as geleiras e é possível realizar o minitrekking ou o trekking até o Big Ice. Infelizmente não pudemos fazer nenhum dos dois pela chegada tardia ao parque, mas o visual com o sol ao entardecer não deixou nada a desejar:

As passarelas são muito bem estruturadas, é possível visualizar a geleira de várias partes da passarela, os caminhos são extensos passam e passa também pelo meio do bosque.
glaciar perito moreno

Laguna Nimez

A Laguna Nimez a cerca de 1km do centro de Calafate e próxima ao Lago Argentino. Conhecida como Reserva de Avifauna Laguna Nimez, um lugar riquíssimo em diversidade de espécies de aves, possui trilhas autoguiadas, de nível fácil, e informações sobre as espécies presentes durante o percurso.
laguna nimez

lago argentino

lago nimez

aves patagonia

sexta-feira, 25 de março de 2016

Torres del Paine - Chile

Resolvemos alugar um carro para ir ao Chile e passar os 4 dias da mais pura aventura da viagem, a travessia do Circuito W! Saímos de Calafate, onde percorremos os 211km de estrada até a entrada do Parque Torres del Paine. Vale a pena ir de carro para ir apreciando a paisagem de tempos em tempos, surreal!

chile

guanaco

torres del paine

Chegamos ao Parque  à tardinha e fomos preparar o acampamento. No outro dia começaríamos cedo a jornada de caminhadas intensas pelos próximos 3 dias e mais ou menos 50 km. Levamos tudo o que precisávamos para os próximos dias na mochila: comida, roupas, barraca, saco de dormir, etc.  Recomenda-se fazer um roteiro verificando o tempo de caminhada de um acampamento ao outro, na entrada do Parque há um mapa com o tempo aproximado para percorrer cada trecho. Existe alguns acampamentos gratuitos e alguns pagos, todos fornecem banho quente, alguns tem restaurante e mercadinho (preparem-se para pagar caro pelas mercadorias!).

Próxima parada: Mirante da base Las Torres.

A subida é pesada, mas vai depender da resistência física de cada um. Fomos em 3, um queria subir o morro correndo rsrsrs e eu e outro amigo subimos mais tranquilamente, parando de tempos em tempos para recuperar o fôlego e também porque é preciso parar para apreciar a natureza!

Chegada ao Mirante de las Torres, as fotos por si só exprimem um pouco da beleza do lugar:
mirante de las torres

Contemplamos muito os picos de Las Torres, ver aquele lugar que você só conhecia por foto é indescritível!A imensidão dos três picos contrastando com o céu azul é realmente sensacional!
Se você não tem interesse em percorrer todo o circuito W, vale a pena realizar apenas essa subida.
Bom, nós optamos por percorrer todo o circuito, então voltamos à trilha que nos levava ao próximo acampamento.

circuito w

Depois de uma noite acampados, com muito vento, pedregulho e um café da manhã que não foi lá grandes coisas, bora seguir novamente trilhando. A paisagem durante a caminhada é algo indescritível, vimos alguns fenômenos naturais, como um pequeno tornado no Lago Nordenskjöld, arco-íris, a formação das nuvens no alto dos picos e lugares em que a ventania te ajudava ou atrapalhava a caminhar!

lago Nordenskjold

Última parada:  Lago Grey, esse sem dúvida foi o lugar mais frio e congelante em que estivemos, uma ventania vindo diretamente da geleira! Pelo caminho e em alguns pontos da trilha que servem como mirante, já é possível observar alguns icebergs que se desprenderam da geleira do Grey.

glaciar grey

A incrível geleira do Lago Grey, pena que o vento não nos deixou apreciar por muito tempo!

Seguimos para as trilhas finais de nossa travessia: o retorno até a estrada de chão, que nos levaria à entrada do parque, caso conseguíssemos carona.

lago Nordenskjold

torres del paine

Chegamos por volta das 17:30 até a estrada, mas não tivemos sucesso em conseguir carona, pela quantidade escassa de carros que passavam na estrada naquele horário. Sem sucesso, tivemos que armar novamente as barracas e dormir mais um dia acampados, a saudade de uma cama confortável e uma alimentação digna, nos faziam muita falta naquele momento.

circuito w
No outro dia conseguimos uma carona com um casal de italianos muito simpáticos!
Chegando ao ponto de origem, finalmente! Se alguém tem dúvida quanto a ir neste lugar, vá! Vale muito a pena, as imagens por si só já falam, mas estar lá vendo de perto cada paisagem é algo que ficará para sempre na memória! Se não quiser caminhar muito ou se tiver pouco tempo, faça o passeio pela estrada de carro ou escolha alguma trilha para percorrer durante o dia todo para desfrutar um pouco mais

torres del paine

Voltando para El Calafate e fazendo mais uma parada para os últimos registros do Parque.