sexta-feira, 25 de março de 2016

Torres del Paine - Chile

Resolvemos alugar um carro para ir ao Chile e passar os 4 dias da mais pura aventura da viagem, a travessia do Circuito W! Saímos de Calafate, onde percorremos os 211km de estrada até a entrada do Parque Torres del Paine. Vale a pena ir de carro para ir apreciando a paisagem de tempos em tempos, surreal!

chile

guanaco

torres del paine

Chegamos ao Parque  à tardinha e fomos preparar o acampamento. No outro dia começaríamos cedo a jornada de caminhadas intensas pelos próximos 3 dias e mais ou menos 50 km. Levamos tudo o que precisávamos para os próximos dias na mochila: comida, roupas, barraca, saco de dormir, etc.  Recomenda-se fazer um roteiro verificando o tempo de caminhada de um acampamento ao outro, na entrada do Parque há um mapa com o tempo aproximado para percorrer cada trecho. Existe alguns acampamentos gratuitos e alguns pagos, todos fornecem banho quente, alguns tem restaurante e mercadinho (preparem-se para pagar caro pelas mercadorias!).

Próxima parada: Mirante da base Las Torres.

A subida é pesada, mas vai depender da resistência física de cada um. Fomos em 3, um queria subir o morro correndo rsrsrs e eu e outro amigo subimos mais tranquilamente, parando de tempos em tempos para recuperar o fôlego e também porque é preciso parar para apreciar a natureza!

Chegada ao Mirante de las Torres, as fotos por si só exprimem um pouco da beleza do lugar:
mirante de las torres

Contemplamos muito os picos de Las Torres, ver aquele lugar que você só conhecia por foto é indescritível!A imensidão dos três picos contrastando com o céu azul é realmente sensacional!
Se você não tem interesse em percorrer todo o circuito W, vale a pena realizar apenas essa subida.
Bom, nós optamos por percorrer todo o circuito, então voltamos à trilha que nos levava ao próximo acampamento.

circuito w

Depois de uma noite acampados, com muito vento, pedregulho e um café da manhã que não foi lá grandes coisas, bora seguir novamente trilhando. A paisagem durante a caminhada é algo indescritível, vimos alguns fenômenos naturais, como um pequeno tornado no Lago Nordenskjöld, arco-íris, a formação das nuvens no alto dos picos e lugares em que a ventania te ajudava ou atrapalhava a caminhar!

lago Nordenskjold

Última parada:  Lago Grey, esse sem dúvida foi o lugar mais frio e congelante em que estivemos, uma ventania vindo diretamente da geleira! Pelo caminho e em alguns pontos da trilha que servem como mirante, já é possível observar alguns icebergs que se desprenderam da geleira do Grey.

glaciar grey

A incrível geleira do Lago Grey, pena que o vento não nos deixou apreciar por muito tempo!

Seguimos para as trilhas finais de nossa travessia: o retorno até a estrada de chão, que nos levaria à entrada do parque, caso conseguíssemos carona.

lago Nordenskjold

torres del paine

Chegamos por volta das 17:30 até a estrada, mas não tivemos sucesso em conseguir carona, pela quantidade escassa de carros que passavam na estrada naquele horário. Sem sucesso, tivemos que armar novamente as barracas e dormir mais um dia acampados, a saudade de uma cama confortável e uma alimentação digna, nos faziam muita falta naquele momento.

circuito w
No outro dia conseguimos uma carona com um casal de italianos muito simpáticos!
Chegando ao ponto de origem, finalmente! Se alguém tem dúvida quanto a ir neste lugar, vá! Vale muito a pena, as imagens por si só já falam, mas estar lá vendo de perto cada paisagem é algo que ficará para sempre na memória! Se não quiser caminhar muito ou se tiver pouco tempo, faça o passeio pela estrada de carro ou escolha alguma trilha para percorrer durante o dia todo para desfrutar um pouco mais

torres del paine

Voltando para El Calafate e fazendo mais uma parada para os últimos registros do Parque.