quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Espírito Santo em um final de semana!

Partimos de Porto Alegre/RS na sexta-feira a tardinha, num voo com uma escala rápida
em São Paulo. Chegamos por volta das 21h em Vitória, pegamos um ônibus
do aeroporto até o hostel em que ficamos hospedados na localidade de Camburi.
Na mesma noite, aproveitamos para jantar e conhecer os barzinhos da região.
No sábado conhecemos o Parque Estadual Paulo César Vinha em Guarapari e
o centro de Vitória. Domingo passamos pelo Convento da Penha, praias
e o Parque Municipal da Pedra da Cebola em Vitória. Foi demais!

Parque Estadual Paulo César Vinha

No sábado pela manhã pegamos um ônibus rumo a cidade de Guarapari para conhecer o Parque Paulo César Vinha. O Parque fica a 30 minutos de Vitória, foi criado com a finalidade de preservar espécies de plantas e animais que estavam sendo ameaçados pelo desmatamento.


           A trilha percorre uma área com vegetação típica de restinga que se transforma em ambientes totalmente distintos a medida que avança para o interior do parque. O total do percurso até a praia é de 1 km e depois a trilha segue costeando a praia por mais 500m.




Frutinhas deliciosas encontradas pelo caminho.






Centro de Vitória

O passeio pelo centro de Vitória foi bem rápido, visitamos a Catedral Metropolitana que estava em reforma, o Palácio Anchieta e alguns lugares encontramos fechados como o Teatro Carlos Gomes. abaixo algumas fotos do que vimos por lá! 

Catedral Metropolitana

Palácio Anchieta







Vila Velha


Passamos por Vila Velha para conhecer um dos pontos turísticos mais famosos do Espírito Santo, o Convento Nossa Senhora da Penha ou Convento da Penha. O Convento localizado a 154m de altura, requer um certo esforço para a subida até lá, porém a vista da cidade de Vila Velha compensa o esforço! 

Convento Nossa Senhora da Penha









terça-feira, 20 de maio de 2014

Passeio pelo Centro Histórico do Rio de Janeiro/RJ - Lugares imperdíveis


As praias do Rio de Janeiro são realmente muito lindas, mas que tal sair um pouco das praias, por um ou dois dias, e viajar um pouco na história e na cultura de um lugar que representa, não só a história do Rio de Janeiro mas sim, a história do Brasil?

Dentre estes lugares recomendo 8 lugares que foram os mais marcantes:


1 - Igreja São Francisco da Penitência

Começando por uma das igrejas mais impressionantes que já vi,
quem vê a fachada simples da igreja não imagina o esplendor de seu interior,
detalhes barrocos entalhados em cedro
e revestidos com folhas de ouro. Mas o que mais impressiona, é saber que a igreja começou a ser construída no ano de 1657, época do Brasil Colônia!


 No altar a imagem de São Francisco de Assis e Cristo Seráfico com três pares de asas.






Riqueza de detalhes



Fachada, Igreja Santo Antonio e São Francisco da Penitência


A igreja integra o Convento e Igreja Santo Antônio, localizado no alto do Largo Carioca. Para acessá-la é necessário atravessar um corredor e pegar um elevador. Entrada: R$ 2,00.

Fontes: http://conventosantoantonio.org.br/vot


2 - Confeitaria Colombo

Que tal uma parada para um café, em um lugar que te remete à atmosfera do passado?
Fundada em 1894 por imigrantes portugueses, os salões da confeitaria possuem espelhos belgas, lustres tchecos e entalhes em jacarandá, o lugar era local de encontro da elite carioca, entre os clientes ilustres estão, Getúlio Vargas e a Rainha Elisabeth , em 1968.









Assim fica difícil escolher...




Fonte: www.confeitariacolombo.com.br


3 - Real Gabinete Português de Leitura
Fundado em 1837 por iniciativa de imigrantes portugueses exilados e comerciantes, que pretendiam dar a oportunidade a seus patrícios residentes na capital do Império de ampliar seus conhecimentos.








Os Lusíadas, 1841






4 - Theatro Municipal do Rio de Janeiro

O prédio faz parte de um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos do centro do Rio de Janeiro, inaugurado em 1909 durante o período da história do Brasil, chamado de República Velha (1889 - 1930). Como parte das obras de Reurbanização do centro do Rio de Janeiro foram edificados também a Biblioteca Nacional, o Museu das Belas Artes, Câmara Municipal do Rio de Janeiro e o Centro Cultural da Justiça Federal.

Para visitação é necessário pegar uma senha e comparecer ao local com meia hora de antecedência do início da visita-guiada, que tem horários pré-definidos.



































Saguão da entrada principal


Sala de espetáculos.






Apresentação do Festival de Circos

5 - Câmara Municipal do Rio de Janeiro

A Câmara Municipal ocupa o Palácio Pedro Ernesto desde 1977, o Palácio foi inaugurado em 1923 e abrigou o antigo Conselho Municipal, foi a sede do Ministério da Educação, Cultura e Saúde; da Prefeitura e Assembléia Legislativa do Estado da Guanabara.


 Plenário



A visita guiada é gratuita.
Fonte: http://www.camara.rj.gov.br

6 - Biblioteca Nacional

Considerada pela Unesco, a maior Biblioteca Nacional da América Latina e a 8ª maior do mundo. O acervo está calculado em cerca de 9 milhões de itens. A Biblioteca recebe diariamente, entre jornais, revistas e livros, o equivalente ao que recebe uma banca de revistas, em conformidade a Legislação:

A Fundação Biblioteca Nacional é a única beneficiária da Lei 10.994 de 14 de dezembro de 2004, que dispõe sobre a remessa de obras à Biblioteca Nacional. O principal objetivo da lei do Depósito Legal é assegurar o registro e a guarda da produção intelectual nacional, além de possibilitar o controle, a elaboração e a divulgação da Bibliografia Brasileira corrente, bem como a defesa e a preservação da língua e da cultura nacionais. Hoje, para efeito de Depósito Legal, entende-se por publicação toda obra registrada, em qualquer suporte físico, destinada à venda ou distribuição gratuita.
 




A visita guiada é gratuita, não permitido tirar fotos de seu interior, apenas do saguão de entrada.

Fonte: www.bn.br 

7 - Centro Cultural Justiça Federal

Inaugurado também no ano de 1909, como sede do Tribunal Superior Eleitoral, abrigou também o Tribunal da Alçada do Rio de Janeiro.
Ficou interditado por 6 anos pela Defesa Civil, até que em 1994 passou por obras de restauração que durou até 2001, onde foi inaugurado o Centro Cultural da Justiça Federal. 
Hoje conta com 2 andares de galerias, teatro, sala multimídia, biblioteca, sala de leitura e café. 









 8 - Museu Nacional das Belas Artes

Com obras de artes trazidas por Dom João VI, o museu remonta a história da chegada da família real portuguesa ao Rio de Janeiro em 1808, com isso, figuram o núcleo inicial da coleção que hoje conta com mais de 15 mil peças, entre pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, além de uma coleção de arte decorativa, mobiliário, e arte africana.
É praticamente impossível contemplar a todos os objetos presentes no Museu, por isso é sempre bem-vindo uma segunda visita! 


 
Afrodite / Vênus - Autor Desconhecido




































Dom Pedro I (Imperador do Brasil 1828),
Francesco Benaglia (1787-1846) Roma, Itália.

Iracema, 1884 - Óleo sobre tela / José Maria de Medeiros, Açores, Portugal. 1849