A programação para a viagem a Patagônia começou com muitas indecisões de quais lugares ir e quais iriam ficar para uma próxima, afinal, são tantos lugares incríveis, tantos relatos de pessoas que foram, tantas dicas e fotos sensacionais que ficou difícil decidir. Mas enfim, resolvi passar por El Chaltén, e, absolutamente, o lugar é fantástico, tudo que eu precisava para iniciar as férias, um lugar tranquilo, muita natureza, sol, montanhas e temperaturas agradáveis! El Chaltén, um vilarejo que possui a população de cerca de 500 habitantes no inverno, é cercado por montanhas e inúmeras trilhas para percorrer. Fiquei 2 dias e meio na cidade caminhando muito, praticamente o dia todo caminhando! Como tinha pouco tempo, visitei os lugares mais procurados de Chaltén, começando pela cachoeira Chorrillo del Salto, a trilha até o famoso Fitz Roy e Cerro Torre.
|
Chegando à Patagônia Argentina |
Como chegar: Do aeroporto de El Calafate, tem transporte que leva direto à El Chaltén, ou é possível ir até o centro de Calafate, alugar um carro (preço salgado, mesmo nos carros mais modestos) ou pegar um ônibus que sai da rodoviária, fui pela empresa Cal Tur, preço da passagem 280 pesos.
A estrada até Chaltén é belíssima, quem for de carro tem a opção de parar em alguns miradores para observar as paisagens e também apreciar, quando vistos, animais como guanacos, emas, raposas e também a ave símbolo da região o Condor-dos-andes (
Vultur gryphus).
Três horas e meia depois, chegando em El Chaltén, a capital nacional do trekking! O ônibus faz uma parada no centro administrativo do Parque Nacional los Glaciares para uma pequena palestra com recomendações e orientações para as trilhas dentro do parque.
Trilha para Chorrillo del Salto
Essa é uma das trilhas mais fáceis de se fazer, ótima para quem quer aproveitar algum tempo livre, pois fica bem próxima do vilarejo. A trilha tem um percurso que segue por uma estrada às margens do Rio Fitz Roy, podendo ser feita de carro também.
Trilha para o Fitz Roy
Para aproveitar bem o passeio, separe um dia inteiro para fazer essa trilha que leva até a base do Fitz Roy, a Laguna de los Tres (quem quiser subir o cume Fitz Roy é necessário levar equipamentos de escalada e ter um bom preparo físico). A maior parte do percurso é em linha reta, com subidas e descidas leves, a parte mais difícil está no final que é a subida íngreme e interminável até a Laguna de los Tres, mas nada impossível de se fazer, vá de vagarinho e aproveitando para tirar muitas fotos!!
|
Mirador Fitz Roy, fica a 4km de distância do inicio da trilha |
|
Proteção ambiental e facilidade para os turistas. |
|
Laguna Capri |
A subida final até a base do Fitz Roy, difícil mas a chegada compensa!!
Laguna de los Tres, e ao fundo, o cume maior, o Fitz Roy
Laguna Sucia
Cerro Torre
A trilha até o Cerro Torre é muito parecida com a do Fitz Roy comparando a dificuldade, acorde cedo e aproveite bem o lugar.
|
Caminhar com essa vista é realmente sensacional |
|
A temperatura estava bem agradável apesar dos icebergs |
Final da trilha e a última vista do vilarejo de Chaltén, próxima parada: El Calafate!
Nenhum comentário:
Postar um comentário