Esse lugar paradisíaco pertence ao município de Angra dos Reis-RJ, localizado no litoral sul do estado do Rio de Janeiro.
Existem muitas praias e trilhas para fazer na ilha, o tempo ideal de permanência no lugar seria entre 5 a 7 dias, ou até mais se puder! Ficamos 4 dias e não conseguimos desfrutar melhor de alguns lugares como a Lagoa do Céu e fazer a trilha até o Pico do Papagaio, o ponto mais alto da ilha.
Chegada à ilha
Em Copacabana, eu e minha amiga Fernanda, pegamos o ônibus na rodoviária que nos deixaria em Conceição de Jacareí que é o lugar mais próximo da ilha para fazer a travessia com um tempo menor. Deste local, o tempo de travessia de scuna é de cerca de 20 minutos.
O barco chega no pequeno porto da ilha na Vila Abraão - neste lugar é onde situam-se o comércio, pousadas, restaurantes e bares da ilha.
Vista da Vila Abraão |
Ficamos hospedadas no hostel Che Lagarto, o lugar de frente para o mar e com um deck espetacular, onde pela manhã é o local onde servem o café e a noite um local de encontro da galera com música e barzinho.
Vista do Hostel Che Lagarto |
Ilha Grande é o lugar perfeito para os amantes do trekking, há muitas trilhas para se fazer, desde trilhas curtas de níveis fáceis até as mais hard e extensas, ao final de cada trilha a vista recompensadora de praias paradisíacas.
Praia de Lopes Mendes
No primeiro dia fizemos uma trilha com destino à Praia de Lopes Mendes, a maior praia em extensão da ilha com cerca de 2,5 km de contato com o mar aberto, o caminho por si só é incrível, são diversos pontos em que é possível avistar o mar e suas muitas enseadas de água tranquilas cristalina além de paisagens de tirar o fôlego. Se bater o cansaço, vale a pena uma paradinha para um banho!
Uma das praias durante a trilha à Lopes Mendes |
Praia de Lopes Mendes |
Final de tarde contemplando o por-do-sol, um espetáculo! |
No dia seguinte pegamos um barco com destino à praia de Cachadaço, sem dúvida um dos lugares mais paradisíacos da ilha, o mar muito azul e cristalino, como se pode ver em toda ilha, agora contrastado com morros e paredões rochosos, areia amarela e a mata preservada!
Praia do Aventureiro
Seguimos com o passeio de barco com destino a uma das praias mais famosas da ilha, esse coqueiro na praia do Aventureiro é muito disputado por turistas para a tradicional foto com esta vista paradisíaca!
Seguimos para mais uma praia para mergulho com snorquel, tão incrível quanto à vista externa é a vista no fundo do mar, natureza rica e diversa, avistamos desde gigantes estrelas-do-mar, quanto ouriços, cavalos-marinhos e muitas variedades de peixes.
Aqueduto
No meio da trilha, rumo a cachoeira da Feiticeira, de repente surge construções gigantescas com 30 metros de altura e, visivelmente históricas, construídos no ano de 1893 com óleo de baleia e pedras moldadas pelos escravos, os Aquedutos da Ilha Grande, tinham como finalidade levar água para o vilarejo onde se recebiam imigrantes europeus no século XIX, hoje conhecidas como Ruínas do Lazareto.
Cachoeira da Feiticeira
A parada na cachoeira da Feiticeira foi bem rápida, paramos apenas para um descanso e um lanche, lugar muito bom para se refrescar e praticar rapel. Seguimos a trilha para outra praia e um novo passeio de barco para desbravar outros lugares.
Cachoeira da Feiticeira |
Depois de finalizar a trilha da cachoeira da Feiticeira, seguimos a trilha com destino a alguma praia, lá encontramos um barco que estava de partida, pegamos carona com destino a outras praias adjacentes, o passeio é tranquilo com uma vista espetacular do entorno da ilha.
Praia Dois Rios
Essa trilha foi relativamente fácil, pois fizemos através de uma estrada aberta que atravessa a ilha, porém, há uma longa subida seguida de uma longa descida.
A praia de Dois Rios é outra praia de frente para o mar aberto, não tão extensa quanto Lopes Mendes, mas incrivelmente bonita!
Um dos pontos durante a trilha à Praia de Dois Rios |
Há uma pequena comunidade na praia de Dois Rios, com muitas casas abandonadas, há um centro de pesquisa de uma universidade e um antigo presídio que hoje virou museu.
Presídio
O presídio funcionou até 1994, onde foi implodido devido às condições precárias, abrigou presos políticos e o célebre escritor Graciliano Ramos
Presídio |
Praia de Dois Rios |
Pico do Papagaio
Infelizmente não conseguimos realizar a trilha ao Pico do Papagaio, por falta de tempo. Essa trilha é a mais difícil da ilha pois exige muito preparo físico para subida do morro e do pico, geralmente o pessoal realiza ela pela madrugada para contemplar o nascer do sol lá de cima, será que vale o esforço? Com certeza, sim! Mas esta ficará para a próxima!